O que causa e o que reduz a Celulite?

Ai Amiga, toda mulher sabe que não é fácil acabar com a celulite. E também já ouvimos falar de todas as possíveis causas: genética, vida sedentária, falta de hidratação, dieta desregrada, retenção de líquido, alterações hormonais e (ufa!) excesso de peso.


Como se fosse pouco, agora os especialistas descobriram que os furinhos podem aparecer por causa de mais um agressor: a alergia alimentar.

O assunto é destaque nos atuais congressos de nutrição. “Nós temos observado que em muitas pacientes a depressão na pele está relacionada à alergia provocada por determinados itens colocados no prato”, afirma Denise Madi Carreiro, nutricionista funcional e autora dos livros Entendendo a Importância do Processo Alimentar e Alimentação – Problema e Solução para Doenças Crônicas.

Conclusão: você come direitinho, é fiel aos exercícios, bebe oito copos de água por dia, seus hormônios estão estáveis... Mas, ainda assim, pode sofrer com a celulite teimosa caso tenha alergia a algum tipo de comida.

Desvendar o vilão não é uma tarefa fácil. Por isso, numa primeira etapa, é importante que você peça ajuda de um nutricionista. Esse profissional tem a missão de investigar se a celulite é resultado de uma alergia provocada por itens de difícil digestão, por repetição ou pelas duas. De qualquer maneira, os principais vilões são os produtos ricos em proteína. “Difíceis de serem digeridos, esses alimentos podem ser interpretados como agressores pelo organismo, que se defende disparando uma série de reações. E alergia é uma delas”, explica Denise.
Daí para a frente é só complicação: a alergia inflama as células, que, impedidas de exercer bem suas funções, comprometem a circulação sanguínea, o sistema linfático e os tecidos que sustentam a pele. Resultado: o caminho fica livre para a gordura localizada nas camadas mais profundas subir e formar aquelas ondulações que a gente odeia, nas coxas e no bumbum.

O americano Nicholas Perricone, dermatologista preferido de estrelas hollywoodianas como Julia Roberts e Jennifer Aniston, defende que a inflamação provoca mais que furinhos na pele. Dificulta a renovação das células, estimulando o aparecimento de flacidez, excesso de peso e envelhecimento precoce
Caso desconfie de um agressor alergênico, retire-o do cardápio por 30 dias. “Depois de um mês sem comer ou beber algo que provoca alergia, a celulite melhora bastante”, defende a nutricionista Denise.

Claro que, dependendo do grau, o problema demora mais para desaparecer. Se não notar nenhuma diferença no espelho, faça o mesmo teste com outro suspeito. Esse é o melhor jeito de você identificar o verdadeiro culpado.

Depois, volte a colocá-lo no cardápio em porções menores e com menos freqüência. “A cada quatro dias é o ideal”, orienta Patrícia. E cuidado com radicalismos.

Só corte para sempre um item do seu cardápio por orientação de um nutricionista. “Do contrário, seu organismo corre o risco de ficar carente de nutrientes, o que deixa suas células mais suscetíveis à ação dos radicais livres – substâncias que também disparam um processo inflamatório”, alerta a nutricionista.
Faça melhor: reforce suas defesas com os exterminados de furinhos. “Antiinflamatórios, esses alimentos ajudam a dar uma boa limpada no organismo, varrendo as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, afirma Eliane Tagliari, nutricionista funcional de Curitiba. Inclusive a alergia.

Você tem certeza de que não tem alergia ao pãozinho com farinha de trigo? Mesmo assim, maneire nesse item e em todos os outros com alto índice glicêmico. Ou seja, doces e massas em geral. Eles também provocam inflamação e celulite. Por quê? Assim que caem no estômago, são transformados em glicose, aumentando a taxa de açúcar no sangue rapidamente, o que faz disparar a produção de insulina. Esse hormônio é responsável por transportar o açúcar circulante para dentro das células.
Mas, liberado depressa demais e em grande quantidade, tem efeito inflamatório, além de fazer o organismo estocar gordura. Daí para estabelecer o ciclo vicioso de mais inflamação é um pulo. “A gordura corporal estimula a produção de radicais livres, também considerados substâncias inflamatórias”, explica a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.



Veja os inimigos do bumbum lisinho:
• Café, chá preto e mate em excesso;
• Refrigerante• Doce e açúcar branco;
• Biscoito recheado (rico em gordura trans, é altamente inflamatório!);
• Carne vermelha e embutidos (bacon, lingüiça, salame);
• Fritura e margarina com gordura trans.
É triste. Qualquer alimento pode estar por trás dos furinhos teimosos. Mas os com maior potencial alergênico são aqueles com proteína de difícil digestão, como o glúten. Essa substância está presente em mais produtos do que a gente imagina. Só para citar alguns: pão, macarrão, bolo, biscoito, pizza, salgadinhos feitos com farinha de trigo, centeio ou cevada. Mas existem outros vilões da alergia.

Confira a lista completa:
• Pães, massas e biscoitos com glúten;
• Leite e derivados;
• Soja;
• Frutos do mar (camarão, marisco);
• Amendoim;
• Clara de ovo;
• Chocolate ao leite (por causa do leite e não do cacau);
• Cerveja e chope (por causa da cevada);

O Jeito é se cuidar amiga!!! Nossa missão é cuidar de você!